terça-feira, 28 de agosto de 2012

III. Objetivo: Regular colesterol e triglicerídeos - parte 2.


Definidos como produtos, os alimentos funcionais contêm em sua composição alguma substância biologicamente ativa que ao ser adicionada a uma dieta usual desencadeia processos metabólicos ou
fisiológicos, resultando em redução do risco de doenças e manutenção da saúde. 
E eles estão hoje aqui, no seu blog.

Meu Nome é Carla Lopez, sou nutricionista e esse é o NutriAção. Seja bem-vindo!


ALIMENTOS FUNCIONAIS

         Alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças. Esses produtos podem variar de nutrientes isolados, produtos de biotecnologia, suplementos dietéticos, alimentos geneticamente construídos até alimentos processados e derivados de plantas.

- Ácidos graxos
Grupo composto pelos ácidos graxos poliinsaturados, destacando as séries ômega 3 e 6 encontrados em peixes de água fria (salmão), óleos vegetais, semente de linhaça, nozes e alguns tipos de vegetais. Encontram-se relacionados com a prevenção de doenças cardiovasculares, através da redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo, aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial.



- Oligossacarídeos e polissacarídeos
Os oligossacarídeos e polissacarídeos são conhecidos como fibra alimentar. Os efeitos do seu uso são a redução de nível de colesterol sanguíneo e a diminuição do risco de desenvolvimento de câncer, decorrentes de três fatores: capacidade de retenção de substância tóxicas ingeridas ou produzidas no trato gastrointestinal durante processos digestivos; redução do tempo do trânsito intestinal, promovendo uma rápida eliminação do bolo fecal, com redução do tempo de contato do tecido intestinal com substâncias mutagênicas ou carcinogênicas; e formação de substâncias protetoras pela fermentação bacteriana dos compostos da alimentação.



Um fato importante a salientar é que esses alimentos também não podem ser consumidos com exagero. Sendo produtos que contêm substâncias ativas na sua. composição, 
o excesso de consumo pode provocar efeitos danosos se a ingestão 
ultrapassar a dose diária  recomendada. 

====> Próximo post: Alimentos e o colesterol <====

Link:

(o Blog não substitui o seu médico; a vida é uma só! cuide-se. Procure um Nutricionista)

Carla Lopez, Nutricionista.
CRN.:  4365/P
Email: carlalopez.s@hotmail.com






segunda-feira, 13 de agosto de 2012

III. Objetivo: Regular colesterol e triglicerídeos - parte 1.


Por que se preocupar com a regulamentação do colesterol e triglicerídeos no corpo? quais são os maiores danos que o excesso dessas substancias podem causar? já fez exames? está com valores altos? encontre aqui dicas para essa regulamentação no organismo, a partir da dieta! 

Meu Nome é Carla Lopez, sou nutricionista e esse é o NutriAção. Seja bem-vindo!


COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS - O que é?

          São lipídeos transportados na forma de lipoproteínas, que podem ser divididas, de acordo com a sua densidade, em cinco classes: quilomícrons, lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).

LDL - chamado de "colesterol ruim"
HDL - chamado de "colesterol bom"

Os Altos níveis de LDL e baixos níveis de HDL estão relacionados com doenças cardíacas. 


Qual sua função?
       A função principal das lipoproteínas plasmáticas parece ser a de transporte dos triglicerídeos e do colesterol dos locais de origem – no intestino (origem exógena) e no fígado (origem endógena) – para os locais de armazenamento e utilização.



MAIORES RISCOS 

             O aumento dos triglicerídeos está associado ao risco de doenças cardiovasculares, com um risco maior nas mulheres que nos homens, porém, depois do ajustamento do HDL-colesterol e de outros fatores, estes riscos diminuíram significativamente. Os triglicerídeos são um fator de risco independente para doenças cardiovasculares e há urgente necessidade de baixar os níveis de triglicerídeos no plasma, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas.
         É desejável ter baixos níveis de colesterol total e LDL na circulação sanguínea, mas também é desejável ter uma concentração tão alta quanto possível do colesterol total na forma de HDL.


O excesso de peso nao é a único desencadeador do alto colesterol ou/e triglicerídeos no organismo, os indivíduos de peso adequado ou até mesmo desnutridos, podem apresentar alto valor dos mesmos. O que mantém o organismo longe desse desequilíbrio é a ALIMENTAÇÃO ADEQUADA.
*


====> Próximo post: Alimentos e o colesterol <====

Links:

(o Blog não substitui o seu médico; a vida é uma só! cuide-se. Procure um Nutricionista)

Carla Lopez, Nutricionista.
CRN.:  4365/P
Email: carlalopez.s@hotmail.com