quarta-feira, 11 de julho de 2012

I. Objetivo: Emagrecimento - parte 2.

Hoje o NutriAção aborda as mais famosas maneiras de emagrecimento existentes no mercado. Quais são as consequências de cada uma? Qual a melhor opção? e mais, por que tanta dificuldade para um objetivo tão simples? 

Meu Nome é Carla Lopez, sou nutricionista e esse é o NutriAção. Seja bem-vindo!


MÉTODOS DE EMAGRECIMENTO

1. Balão Intragástrico: 
- O que é?
Trata-se de um dispositivo que fica colocado no interior da cavidade gástrica funcionando como “bezoar” artificial, conduzindo à sensação de plenitude e saciedade precoce, logo à redução da ingestão alimentar. O BIG é um método eficaz na redução de peso em indivíduos com obesidade mórbida. 
- Tipos: Atualmente existem dois dispositivos à nossa disposição:
1. Bioenterics Intragastric Balloon BIB®, de conteúdo líquido.
2. e o Heliosphere Bag®, mais recente, de conteúdo gasoso.
- Objetivo: Obter alguma redução de peso que diminua os riscos da intervenção e facilite o procedimento cirúrgico. Também pode ser utilizado como terapêutica temporária e  complementar da terapêutica médica em doentes com obesidade classe III, altamente motivados, que não sejam candidatos cirúrgicos ou recusem a cirurgia.
- Consequências: As náuseas e os vomitos são as complicações mais comuns. Embora desejável nem sempre se consegue a transposição para a cirurgia.
*Obs.: Este método necessita de uma reeducação alimentar para o melhor resultado.


2. Cirurgia Bariátrica:
- O que é?
Trata-se de um procedimento cirúrgico de maneira disabsortiva ou restritiva para a diminuição do armazenamento alimenta do estômago, sendo eficaz na redução de peso além de melhorar parte das condiçoes relacionadas a obesidade (diabete mellitus tipo II).
- Objetivo: redução das comorbidade e melhora da qualidade de vida e não apenas a redução ponderal. Os resultados esperados com a cirurgia bariátrica incluem: perda de peso, melhora das comorbidades relacionadas e da qualidade de vida.
- Tipos: Disabsortiva: combinam a restrição do estômago com um desvio parcial do intestino delgado; Restritivas: promovem a perda de peso pelo fechamento de partes do estômago para torná-lo menor.
- Consequências: Má-absorção de vitaminas, Má-absorção de sais, Náuseas e vômitos, Diarréia, Anemia e/ou a Síndrome de “dumping” (náuseas, vômitos, rubor, dor epigástrica, sintomas de hipoglicemia).
*Obs.: Este método necessita de uma reeducação alimentar para o melhor resultado.


3. Dietas da Moda

- O que é?
São as dietas estampadas em revistas, televisão e jornais.
- Objetivo: perda milagrosa de peso em um milagroso tempo.
- Tipos: da sopa, da cor, da papinha de bebê, da carne, da ração humana, do vinagre, do abacaxi e etc.
- Consequências: perda de peso sem prevalecer a reeducação alimentar, efeito sanfona (engorda/emagrece), flacidez, depressão, aumento de peso excessivo, anemia, bulimia, anorexia.

O melhor método é aquele que te ensina a se alimentar! que não te restringe de comer nada! Este método é a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.
*

DIFICULDADES DE EMAGRECIMENTO



Entre as maiores dificuldades para se conseguir este objetivo estão:
- Falta de Força de vontade
- Financeira
- Apoio familiar
- Dificuldade de locomoção
- Traumas ortopédicos
- A não prática de atividades físicas.

Se suas dificuldades forem: falta de vontade, financeira, apoio familiar e o não gostar de praticar atividade física, pense. A saúde é sua, a vontade precisa partir de você, o peso excessivo é seu! Valorize a SUA vida, o SEU corpo. Procure um profissional hoje mesmo e comece essa caminhada onde a única coisa que se tem a perder é o PESO.


====> Proximo post: Dicas para a sua dieta <====



Links:
 O Balão Intragástrico nas formas graves da obesidade.
Cirurgia Bariátrica: Indicações de Tratamento
Cirurgia Bariátrica.



(o Blog não substitui o seu médico; a vida é uma só! cuide-se. Procure um Nutricionista)


Carla Lopez, Nutricionista.
CRN.:  4365/P
Email: carlalopez.s@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário