segunda-feira, 23 de julho de 2012

II. Objetivo: Hipertrofia - parte 4.


O período de recuperação é importante para o corpo  humano, pois este necessita de  descanso para que haja o perfeito funcionamento de suas funções vitais. Veja agora a melhor maneira de realizar o PÓS treino.


Meu Nome é Carla Lopez, sou nutricionista e esse é o NutriAção. Seja bem-vindo!


O PÓS TREINO

          Após a realização de atividade física intensa necessita-se de
 equilíbrio entre  resgaste e reposição de energia para uma boa manutenção do estado físico 
e funcional do  corpo. A  capacidade de recuperação e crescimento do organismo, ocorrida 
durante o repouso, é denominada anabolismo, este é  determinado  geneticamente. Já a 
quantidade total de  exercícios realizados determina o grau de desgaste do organismo e é 
denominado catabolismo.


A recuperação do treinamento é importante para obter ganhos fisiológicos e recuperação do organismo, evitando lesões e esgotamento do mesmo. 

          Alimentar-se imediatamente após o exercício prolongado é de extrema importância, pois garante a recuperação do atleta. Além do alimento ingerido, principalmente na primeira meia hora, deve-se aumentar o consumo de água, pois dessa maneira leva-se estímulo para maior produção de urina e aumenta-se a excreção de substâncias indesejáveis ao organismo.




Dica: após o treino ingerir o shake proteico/alimentos ricos em proteína nos primeiros minutos depois do treino. O ideal é tomar uma dose de Whey, antes e após o treino, pois este  pode ser momento anabólico ideal para ingestão deste nutriente em vista do crescimento muscular.

IMPORTANTE


       Os suplementos alimentares obtidos por  indivíduos em lojas especializadas, grande parte sem recomendação profissional, podem ser um risco para a saúde deste. Alguns suplementos podem ter elementos tóxicos e outros podem impedir a absorção de nutrientes. Os problemas apresentados podem ser: ansiedade, náusea, vômito, diarréia, batimentos irregulares do coração, tremores, anafilaxia. Vale ressaltar, que esses indivíduos podem apresentar problemas a médio e longo prazo.


          Os indivíduos que consomem esses suplementos alimentares pensam que apenas o uso 
destes melhoram a performance e o desempenho, tendo uma falsa sensação de segurança provocada pelos mesmos, não levando em conta o treinamento realizado e os objetivos desejados. Sendo assim, recomenda-se averiguar se existem pesquisas científicas sobre os efeitos do produto.

         Apesar de sua função anabólica, não existe nenhuma vantagem na ingestão excessiva de proteínas, tendo em vista a impossibilidade de seu armazenamento pelo organismo. Todo o excesso calórico na forma de proteína deverá ser transformado em gordura, assim como o nitrogênio adicional advindo da maior ingestão protéica deverá ser eliminado pelo sistema urinário. O consumo excessivo de proteína pode sobrecarregar a função renal e implicar em disfunções do metabolismo.


É importante saber que o consumo adicional de suplementos protéicos acima das necessidades diárias (1,8g/Kg/dia) não determina ganho de massa muscular adicional, nem promove aumento do desempenho.




====> Próximo post: Dicas de dieta e "O escolhido da vez" <====



(o Blog não substitui o seu médico; a vida é uma só! cuide-se. Procure um Nutricionista)


Carla Lopez, Nutricionista.
CRN.:  4365/P
Email: carlalopez.s@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário