terça-feira, 17 de julho de 2012

II. Objetivo: Hipertrofia - parte 2.

Vejamos agora o nutriente mais falado e utilizados pelos praticantes da hipertrofia: A PROTEÍNA! qual eu devo utilizar? onde eu posso encontrar? e por que não posso exagerar?

Meu Nome é Carla Lopez, sou nutricionista e esse é o NutriAção. Seja bem-vindo! 


PROTEÍNA do soro do leite (whey protein)
O que é? 
São as proteínas solúveis do soro do leite. As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica.

Quais são os efeitos dessa PTN na HIPERTROFIA?
Primeiramente é importante admitir que pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam
de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários. 
A ingestão de proteína ou aminoácidos, APÓS exercícios físicos, favorece a recuperação e a síntese protéica muscular. Além disso, quanto menor o intervalo (<1h) entre o término do exercício e a ingestão protéica, melhor será a resposta anabólica ao exercício.

Em um estudo cientifico, observaram, igualmente, significante ganho de massa muscular em adultos jovens suplementados com as proteínas do soro e submetidos a um programa de exercícios com pesos, quando comparado a um grupo não suplementado, dando credibilidade a teoria do efeito das proteínas do soro sobre o ganho de massa muscular.

- Dica: pessoas envolvidas em treinos de resistência necessitam de 1,2 a 1,4g de proteína por quilograma de peso ao dia, enquanto que atletas de força, 1,6 a 1,7g.


A PROTEÍNA E SEUS EFEITOS NA HIPERTROFIA

Os aminoácidos essenciais, presentes na proteína, com destaque para os de cadeia ramificada, favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo protéico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso. 
O alto teor de cálcio favorece a redução da gordura corporal, por mecanismo associado ao hormônio 1,25 (OH)2D. Melhoram, também, o desempenho muscular, por elevarem as
concentrações de glutationa, diminuindo, assim, a ação dos agentes oxidantes nos músculos esqueléticos. Exercem papel importante na saúde humana, como, por exemplo, no controle
da pressão sanguínea e como agente redutor do risco cardíaco.

Por que não posso exagerar no consumo de PTN?

Consumir em excesso qualquer tipo de proteína pode causar:
- Sobrecarga renal (rins)
- Sobrecarga hepática (fígado)
- Desidratação,
- Desequilíbrio eletrolítico
- Perda de tecido magro

É importante ingerir a quantidade certa de proteína (ptn/kg) ao dia para cada indivíduo e praticante físico. Para o equilíbrio de nutrientes e bons resultados é necessária ausência do excesso de quaisquer nutriente na dieta.
*


====> Próximo post: quais alimentos consumir para o sucesso da hipertrofia <====




Link: 



(o Blog não substitui o seu médico; a vida é uma só! cuide-se. Procure um Nutricionista)



Carla Lopez, Nutricionista.
CRN.:  4365/P
Email: carlalopez.s@hotmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário